ELEIÇÃO PARA CONSELHEIRO TUTELAR

Por: Roberto Kénedy de Queiroz

Os conselheiros tutelares são responsáveis pelo acompanhamento as crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade; por isso, para se tornar um conselheiro tutelar é necessário um grande comprometimento e muita dedicação, pois o conselheiro deve zelar pela garantia e pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com isso, os conselheiros devem cumprir as atribuições para proporcionar melhor qualidade de vida para as famílias e as crianças e adolescentes; além de atender, direcionar e aconselhar os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com seus direitos violados. Mesmo porque, o conselho Tutelar foi criado para garantir por meio dos conselheiros o trabalho em favor da comunidade, por isso a comunidade precisa se conscientizar da responsabilidade na participação nessa escolha.

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo e seus membros são votados e eleitos pela comunidade onde ele está se candidatando. Por isso, é muito importante conhecer os candidatos a conselheiro e ir votar no seu escolhido no dia da eleição; visto que, ele será o responsável em acompanhar sua comunidade na defesa dos direitos e interesses que visem a proteção das crianças e dos adolescentes.

É esse órgão, por meio de seus conselheiros, que age em casos de violação dos direitos previstos na Constituição Federal e no ECA. Assim, é dever legal do conselheiro tutelar promover o cumprimento da lei, a fim de que haja uma sociedade mais justa, com mais equidade e mais democrática no que se refere ao amparo das crianças e adolescente em situação de vulnerabilidades, bem como os familiares com o encaminhamento aos órgãos competentes.

Ressaltando a importância do conselheiro tutelar e seu papel fundamental na sociedade, com a grande missão de proteção das crianças, adolescentes e no acompanhamento familiar. Isso se deve ao fato de que é responsabilidade do conselheiro averiguar as violações aos direitos das crianças e dos adolescentes no ambiente familiar, escolar, bem como no cotidiano social.

Portanto, votar em um conselheiro para defender e proteger as crianças e os adolescentes de sua comunidade é um direito e um dever de cada cidadão no meio social em que vive, não deixe nossas crianças desamparadas e não deixem que escolham por você. Dia 1 de outubro vote por você e por nossas crianças.

Roberto Kénedy

Roberto Kénedy de Queiroz, Professor, Criador de vídeos, Graduado, Especialista, Mestre e Doutor em educação, Árbitro da CADF, Terapeuta Floral, Auriculoterapeuta, Acupunturista e Avaliador do INEP/MEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

traduzir