Rei Carlos III é coroado na Abadia de Westminster em Londres

Rei Carlos III é coroado na Abadia de Westminster em Londres

O rei Charles III foi coroado, neste sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres, ao lado da rainha consorte Camilla.

Reino Unido e o mundo acompanharam a coroação do rei Charles III e da rainha consorte Camilla na Abadia de Westminster, em Londres. O rei deixou o Palácio de Buckingham por volta das 6h20 (no horário de Brasília) e desfilou de carruagem pelas ruas do centro de Londres até a catedral. Na abadia, Charles III prestou juramento e foi ungido pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, nas mãos, cabeça e peito. Ele foi coroado por volta das 8h. Após a cerimônia, Charles e Camilla voltaram ao palácio.

O monarca assumiu o trono do Reino Unido em setembro do ano passado, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. A coroação da monarca havia sido a última até então, acontecendo a quase 70 anos, em junho de 1953.

Sem Harry e Andrew, família real aparece na sacada do Palácio de Buckingham

O rei Charles III e a rainha Camilla apareceram na sacada do Palácio de Buckingham e saudaram os súditos. Eles estão acompanhados do príncipe de Gales, William, e seus filhos e a princesa de Gales, Kate, além dos irmãos do rei: Edward e Anne. Nem o príncipe Harry nem o príncipe Andrew estão na sacada.

Em seguida, eles assistiram ao sobrevovo da Real Força Aérea sobre o Palácio.

O Ministério da Defesa do Reino Unido explicou que o sobrevoo militar sobre o Palácio de Buckingham foi reduzido por causa do tempo úmido. O plano original era que mais de 60 aeronaves da Marinha Real, do Exército Britânico e da Força Aérea Real realizassem uma exibição colorida no ar depois que Charles, a rainha Camilla e outros membros importantes da família real apareceram na sacada do palácio para cumprimentar os súdidos. O sobrevôo foi formado pelos Red Arrows, a equipe acrobática da Royal Air Force e helicópteros. A exibição durou 2 minutos e 30 segundos.

Kate Middleton homenageia Diana durante a coroação de Charles III

Kate Middleton, a princesa de Gales, homenageou a princesa Diana, mãe do príncipe William, usando um par de brincos de pérola e diamante. Diana, que morreu em 1997, usou os brincos em eventos durante a década de 1990, inclusive em um banquete para o imperador japonês Akihito em 1990, segundo informações do Daily Mail.

Kate, William e os filhos na coroação 

Charles e Camilla chegam ao Palácio de Buckingham para saudar os súditos

Depois de um percurso de cerca de 20 minutos, Charles III e Camilla chegaram ao Palácio de Buckingham após deixar a Abadia de Westminster. Eles devem saudar os súditos ao lado da família real.

A carruagem passou por Trafalgar Square. Muitos britânicos se disseram satisfeitos com a cerimônia. Karen Ward de Essex veio para Londres ver a coroação. Ela diz amar a monarquia. “Era exatamente o que eu esperava, toda a pompa é adorável e acho que temos de honrar nossas tradições”, disse.

“Chegamos aqui cedo e foi melhor do que esperávamos, apesar da chuva a cerimônia foi um exemplo do melhor dos britânicos. Estamos mto orgulhosos de nosso novo rei e rainha”, disse Jane, uma londrina que assistiu à cerimônia em meio à multidão.

Coroados, Rei Charles III e rainha Camilla retornam para o Palácio de Buckingham

Após a cerimônia de coroação, o rei Charles III e a rainha Camilla deixam a Abadia de Westminster em uma procissão acompanha por 4 mil soldados e 19 bandas militares. Membros da família real, incluindo o príncipe William e sua mulher, Catherine, princesa de Gales, seguirão também em carruagens atrás do monarca como parte da procissão. Eles foram novamente saudados pelos sinos da catedral.

A procissão seguirá até o Palácio de Buckingham onde as forças armadas farão uma saudação real a Charles do jardim. O rei e a rainha aparecerão na varanda do palácio com outros membros da família real para saudar o público.

Haverá um voo cerimonial de seis minutos com 60 aeronaves, incluindo a equipe de exibição acrobática da Royal Air Force, os Red Arrows, que deve sobrevoar o Palácio de Buckingham.

Esses eventos encerrarão a agenda oficial e Charles se retirará para tirar um retrato oficial da coroação e almoçar em família.

Na viagem de volta, o casal viajará na Carruagem de Outro do Estado, usado pela primeira vez por George III em 1762. Muito mais desconfortável, esta carruagem pesa quatro toneladas puxadas por oito cavalos Windsor Greys, em ritmo de caminhada.

A cerimônia

Os convidados começaram a chegar à Abadia de Westminster por volta das 3h15 (de Brasília). Atuais e antigos chefes de Estado, realezas estrangeiras e ministros britânicos se descolocaram a partir das 5h30.

Ao mesmo tempo, Charles se dirigia ao Palácio de Buckingham. Cerca de uma hora depois, o rei e a rainha consorte se descolocaram em uma procissão para Westminster, chegando às 6h50.

Por volta das 7h25, o arcebispo Justin Welby realizou uma oração especial para a ocasião.

Momentos depois, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, fez uma leitura da Epístola aos Colossenses.

Após a leitura do Evangelho, houve a apresentação de um coral gospel. Prosseguindo, houve o sermão de Welby.

Foi cantada uma música nas quatro línguas oficiais do Reino Unido: inglês, escocês, galês e irlandês.

O momento sagrado da coroação aconteceu às 7h45, com a unção do óleo sagrado. Ele é feito de especiarias, sendo consagrado em Jerusalém.

O momento não foi mostrado. Um biombo de três lados foi providenciado para garantir “privacidade absoluta” nessa parte da cerimônia.

O rei Charles III e a rainha Camilla foram coroados na Abadia de Westminster 

Em um ritual luxuoso e arcaico não visto na Grã-Bretanha desde 1953, o rei foi ungido com óleo sagrado e fez o juramento dos reis, antes que o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, colocasse a coroa de Santo Eduardo em sua cabeça, ao grito de “Deus Salve o Rei!”

Diante de 2.300 convidados, incluindo mais de 100 chefes de estado, o rei também prometeu manter a religião protestante no Reino Unido e preservar os direitos da Igreja da Inglaterra, conforme estabelecido em um ato do Parlamento.

Dezenas de milhares se amontoaram no Mall e ao longo de uma rota de procissão do Palácio de Buckingham até a Abadia, muitos acampando durante a noite para garantir uma boa visão do desfile de uma milha, que envolveu 7.000 soldados e 19 bandas militares, o maior número em qualquer ocasião estadual desde a coroação de 1953 da rainha Elizabeth II.

Multidão se amontoaram no mall após a cerimônia de coroação.

Mas houve acusações de mão pesada da polícia depois que vários manifestantes anti-monarquia, incluindo o chefe do principal grupo de campanha anti-monarquia do Reino Unido, Republic, foram presos antes do início da procissão. Graham Smith estava coletando bebidas e cartazes para os manifestantes no local principal do protesto quando foi detido pela polícia no Strand por volta das 7h30.

O príncipe William beijou o pai depois de homenageá-lo durante o serviço religioso.

Harry, duque de Sussex, chegou sozinho à cerimônia de coroação depois que sua esposa, a duquesa de Sussex, e os filhos pequenos optaram por não comparecer e permanecer em casa na Califórnia. O filho mais novo do rei, que deixou de trabalhar na realeza em 2020 e depois se mudou para os Estados Unidos, não é visto em público com a realeza desde a publicação de seu livro de memórias Spare no início deste ano, no qual ele criticou fortemente seu pai. , sua madrasta, a Rainha Camilla , e irmão, o Príncipe de Gales.

Charles III é coroado rei dos britânicos

Ao final da cerimônia de investidura, Charles III é coroado rei do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. A catedral explode em uníssono: Deus salve o rei! A rainha consorte Camilla também foi coroada.

Pela primeira vez em sete décadas, um novo monarca britânico foi formalmente coroado. O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, colocou a coroa de St. Edward na cabeça de Charles III, a parte mais significativa do serviço de coroação.

O público foi controversamente convidado a jurar lealdade ao monarca, mas a redação foi alterada no último momento após dias de críticas.

Um sobrevôo planejado teve que ser reduzido no último momento devido a condições climáticas adversas.

Príncipe Harry comparece sozinho à cerimônia de coroação do rei Charles III e da rainha Camilla, na Abadia de Westminster, em Londres. 

O rei, a rainha e outros membros da família real foram aplaudidos por uma multidão do lado de fora do Palácio de Buckingham quando apareceram na varanda.

fonte: Agenda Capital

Aderval Andrade

Aderval Andrade é advogado e empreendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

traduzir