Palmeiras confia em plano para permanência de Abel Ferreira em meio ao ‘olho grande’ da Europa
Verdão desconhece qualquer intenção do PSG em contratar o treinador, que estaria em uma lista de alvos
Os torcedores do Palmeiras se assustaram com uma notícia que veio do jornal L’Équipe, da França, na última quarta-feira (24). Nela estava escrito que o técnico Abel Ferreira estaria em uma lista de possíveis alvos do PSG para a próxima temporada. Como ídolo e grande personagem do Verdão neste momento, seria normal a comoção em torno da publicação. Acontece que, até o momento, não há nada além da especulação do veículo francês e o Alviverde confia na permanência do comandante por mais tempo no clube.
Atualmente, o PSG é comandado por Christophe Galtier, que não tem garantida sua permanência para 2023/2024. Sendo assim, os franceses estariam no mercado em busca de um substituto. Apesar de Abel constar entre os possíveis alvos, ele não é considerado o principal deles, algo que a apuração do LANCE! confirmou com fontes relacionadas ao mercado. Além do palmeirense, foram citados pelo L’Équipe o técnico José Mourinho, da Roma-ITA, Thiago Motta, do Bologna-ITA e Marcelo Gallardo, ex-River Plate.
Segundo a reportagem apurou, Abel tem sido cada vez mais avaliado pelo futebol europeu e sua presença na lista do PSG é tratada como uma tendência quando houver uma vaga aberta em clubes do continente. O que deixa o nome do comandante mais forte nesse caso é o diretor do Paris, o português Luis Campos, amigo de Abel há décadas e que é considerado seu conselheiro na carreira. A relação entre eles, porém, não é um fator decisivo na escolha pelo novo treinador do PSG, mas permite um olhar mais atento no trabalho do técnico palmeirense.
Por outro lado, o Palmeiras desconhece o interesse do PSG em Abel Ferreira. Apesar de entender que o trabalho do treinador cada vez mais chama a atenção da Europa, o clube soube dessa suposta lista por meio das notícias. Assim, é importante destacar que não houve qualquer abordagem oficial ao Verdão ou ao estafe do treinador tratando de propostas. Abel tem por costume deixar que seus agentes filtrem o que chegará até ele. Muitas vezes as sondagens acabam nem chegando ao conhecimento do português, que está focado no Alviverde.
A diretoria do Palmeiras, mesmo com o sucesso do técnico e possíveis ofertas como essa do PSG, confia na permanência de Abel Ferreira por mais tempo no clube. O atual contrato do português é válido até dezembro de 2024 e foi renovado em março de 2022, com direito a valorização salarial que o colocou entre os treinadores mais bem pagos do mundo. Mas mais do que o contrato e a questão financeira, os dirigentes apostam no projeto oferecido, que dá liberdade total para Abel e uma estrutura que permite disputar todos os títulos possíveis. Algo que inclusive o próprio comandante já declarou publicamente que o motiva.
Baseado nisso é que o Verdão também faz planos para propor um novo contrato para Abel. Como o LANCE! já revelou recentemente, ainda não há uma conversa formal sobre o tema, mas o assunto é recorrente em reuniões entre as partes. A ideia do clube é oferecer um vínculo até dezembro de 2027, que coincide com o término de um provável segundo mandato de Leila Pereira, que quer se candidatar à reeleição no fim de 2024. Vale lembrar que o Alviverde tem vaga garantida no novo Mundial de Clubes, que será realizado pela primeira vez em 2025.
Desde novembro de 2020 no Palmeiras, Abel conquistou oito títulos pelo clube: duas Libertadores (2020 e 2021), dois Paulistas (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), um Brasileirão (2022), uma Recopa (2022) e uma Supercopa (2023).
Fonte: Terra