Evento comemora avanços do Estatuto da Pessoa Idosa, que completa 20 anos

Evento comemora avanços do Estatuto da Pessoa Idosa, que completa 20 anos

Sejus participa de sessão solene da Câmara Legislativa do DF em homenagem à população com mais de 60 anos

Este ano o Estatuto da Pessoa Idosa, que trouxe avanços e garantias de direitos para a população a partir de 60 anos, completa 20 anos. Nesta quinta-feira (5), a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) participou de sessão solene sobre a temática na Câmara Legislativa do DF. A Lei 10.741/2003 representou melhorias em segmentos como a rapidez na restituição do Imposto de Renda, prioridade no julgamento dos processos judiciais e direito a acompanhante em tempo integral nas internações hospitalares.

A legislação também inclui a proteção contra aumentos abusivos nos planos de saúde e cota de 3% das casas ou apartamentos à venda em programas habitacionais financiados com verba pública. Outro avanço é a proteção dos idosos da violência física e da psicológica. Hospitais, clínicas e postos de saúde, recebendo pacientes nessa situação, ficam obrigados a notificar a polícia e o Ministério Público nos casos de suspeitas de maus-tratos.

Além do Hino Nacional, a sessão solene celebrou o momento com a execução do Hino do Idoso, que exalta o valor da pessoa nessa faixa etária da vida e da sabedoria adquirida ao longo dos anos. O momento também contou com uma apresentação de capoterapia.

A secretária Marcela Passamani destacou que o GDF tem papel importante na execução de políticas públicas voltadas para a pessoa idosa e para a valorização da população nesse segmento | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, destacou que a pasta tem papel importante na execução de políticas públicas voltadas para a pessoa idosa e para a valorização da população nesse segmento. “Quando assumi a Secretaria de Justiça, ainda na pandemia, fizemos o projeto Hotelaria Solidária. Colocamos 300 pessoas idosas no hotel para que nós pudéssemos garantir a segurança e saúde de todas elas. Essa experiência nos ajudou a entender ainda mais que a pessoa idosa tem tanto a contribuir na sociedade e que precisamos reconhecer sua experiência e valor”, avalia. O Hotelaria Solidária teve destaque internacional recebendo o Prêmio Mundial de Turismo Responsável, promovido pela WTM (World Travel Market).

A Sejus-DF disponibiliza canais para acolhimento de denúncias em casos relacionados aos idosos: a Subsecretaria de Políticas para Idoso, a Ouvidoria do órgão e o Conselho dos Direitos do Idoso do DF.

Pessoas idosas no DF

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) do Biênio 2012/2022 revelam que pessoas idosas com 60 anos ou mais correspondiam a 18,7% da população em idade ativa, frente aos 28,3% da faixa de 15 a 29 anos e aos 53% de 30 a 59 anos no DF.

*Com informações da Sejus-DF

Roberto Kénedy

Roberto Kénedy de Queiroz, Professor, Criador de vídeos, Graduado, Especialista, Mestre e Doutor em educação, Árbitro da CADF, Terapeuta Floral, Auriculoterapeuta, Acupunturista e Avaliador do INEP/MEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

traduzir